Educação e Cultura

Alunos visitam Tribo Pataxó em Itapecerica

Publicado em: 05 de julho de 2019

Um grupo de alunos da Escola Municipal Francisco Malaquias Cláudio visitou nesta quinta-feira (4), a tribo Indígena Pataxó, no distrito de Lamounier em Itapecerica.

A visita contou com a presença da Secretária de Educação Kenya Nunes, da diretora da escola Sayonara Carmina, das professoras Beatriz, Carine, Nercy, da pedagoga Irene e das auxiliares de limpeza Rosilene e Célia Costa.

Cerca de 60 alunos do 4ª e 5ª participaram da excursão. Durante a visita à tribo o cacique deu uma aula de história dos índios e houve ainda, troca de experiências sobre o cotidiano urbano e indígena, onde foram abordadas as diferentes vivências culturais.

Entre as curiosidades dos alunos foi perguntado como se dava o nascimento dos bebês, sendo respondido pelo cacique que as índias gestantes davam à luz no hospital da cidade.

Tribo Pataxó

A Tribo Pataxó está instalada em Lamounier há cerca de 13 anos e conta com 10 famílias que ali vivem de acordo com seus costumes que envolvem rituais, caça, e é onde eles confeccionam artesanatos que são vendidos ali mesmo ou na própria cidade. Os alunos são alfabetizados na tribo e quando chegam ao 2º ano do ensino médio são encaminhados a escolas regulares.

Frequentemente a tribo recebe visitas de várias escolas e outras instituições interessadas na cultura indígena Pataxó.