Promoção Social e Defesa Civil

Capacitação para Cuidadores é encerrada com entrega de certificados

Publicado em: 11 de julho de 2019

Oitenta alunos receberam nesta quarta-feira (11) o certificado de Cuidadores após um mês de capacitação realizada pela Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Carmo do Cajuru. A solenidade de encerramento do curso ocorreu na sede da Câmara. Na Rua Firmino Lopes, às 19h.

A capacitação ocorreu do dia 3 de junho ao dia 10 de julho e foi coordenada pela equipe da Secretaria de Saúde. “Essa capacitação vai ajudar na assistência desses cuidadores que lidam diretamente com pessoas em vulnerabilidade e muitas vezes não sabem os procedimentos técnicos. Essa capacitação vai gerar um impacto não sobre os usuários, mas dentro do serviço de Saúde”. Disse a coordenadora da Atenção Básica Daniela Vasconcelos.

O Prefeito Edson Vilela fez um pronunciamento e durante sua fala destacou a importância da profissão de cuidador e falou sobre o respeito e a paciência com que cada aluno deverá ter em suas atuações a partir da entrega do certificado. Na ocasião ele ainda usou uma frase da autora Luiza Gosuen, que sintetiza os valores da profissão.

Cuidador é a pessoa que cuida de um doente ou incapaz, com zelo de uma mãe, que ouve com respeito de um sacerdote, que ensina com a paciência de um professor e que conduz com a delicadeza de um anjo”.

Agradecemos todos os peticionantes que durante todos os dias de curso se dedicaram e a partir de agora passam a ter um novo olhar sobre as pessoas em vulnerabilidade, sejam idosos ou deficientes físicos, que de fato, precisam de cuidados especiais, muito amor e sobretudo respeito”, disse a Secretária de Saúde Fabiana Ferrai.