ESCOLA PEQUENO APRENDIZ É A CAMPEÃ DA 2º GINCANA SUSTENTÁVEL.

Publicado em: 20 de dezembro de 2018

Aconteceu nessa última quarta-feira (19/12) a finalização da 2º Gincana Sustentável. A escola vencedora desta segunda edição foi a Escola Pequeno Aprendiz, que conseguiu repassar à Recicarmo 712,775 quilos de materiais recicláveis. Para ser ter uma ideia este ano foi arrecadado 55% a mais que a primeira edição da gincana.

Uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio das escolas de Carmo do Cajuru, a Gincana Sustentável teve início em setembro. Além de conscientizar a população, o objetivo foi incentivar crianças e adolescentes à separar o lixo em suas casas, ressaltando a importância da destinação correta dos materiais que podem ser reaproveitados.

Participaram da Gincana as seguintes instituições: Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, Escola Municipal São José, Escola Municipal Francisco Malaquias Cláudio, Escola Municipal Princesa Isabel, Escola Municipal São Judas Tadeu, Escola Municipal Santo Antônio da Serra, Escola Estadual Vigário José Alexandre, Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, Escola Estadual São Francisco de Assis, Pequeno Aprendiz e Monteiro Lobato.

Durante a Gincana Sustentável, uma vez por semana, os alunos levavam para a escola materiais recicláveis, que foram entregues à Recicarmo. Cada semana era definido um tipo de material, entre garrafas pet, latinhas e metais, papel e palelão, e o plástico. Todas as escolas juntas conseguiram recolher mais de 3 toneladas de materiais.

A separação correta do lixo surpreendeu mais uma vez e refletiu, inclusive, na saúde pública da cidade. Com a realização desse projeto, o índice de infestação do Aedes Aegypti (Liraa) caiu consideravelmente. O prefeito Edson Vilela acredita que a Gincana, aliada ao trabalho dos agentes de endemias, foram responsáveis pelo controle da dengue na cidade. "Conseguimos fazer com que o índice do Aedes Aegypti caísse de 2,9% para 0,6%, indo do risco médio para o baixo em poucos meses. Esse número caiu justamente quando demos início à Gincana", conta.

A Gincana Sustentável recebeu no ano de 2017 o prêmio "Cidades Inteligentes" e foi incluída no sistema "BIG" de ideias inovadoras da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Este projeto tem a intenção de despertar em toda sociedade a consciência sobre a importância de separar os materiais recicláveis. Com o tempo, a intenção é levar essa ação aos bairros da cidade, criando pontos estratégicos de coleta seletiva.

Gostaríamos de agradecer à todos os patrocinadores que também contribuirão com as premiações do 2º e 3º lugar: Papelaria Shallom, Supermercado Amigão, Papelaria Lápis de Cor, Supermercado Lumar, Camargos Celulares, Supermercado Nelson, Clinica Veterinária São Bento, Somar Supermercado, Supermercado Cícero e Studio Willian Zenon.

A Secretária de Educação e Cultura Maria Virginia também esteve presente prestigiando o evento e apresentando os novos diretores escolares eleitos para os próximos 2 anos.