Notícias

2ª Audiência Pública do PMU é realizada em Carmo do Cajuru

Publicado em: 26 de junho de 2018

Aconteceu ontem, (25), em Carmo do Cajuru, a 2º de 3 audiências públicas relativas ao novo Plano de Mobilidade Urbana da cidade, bem como a apresentação de uma proposta de mudança no projeto de trânsito de Carmo do Cajuru.

O evento aconteceu no Auditório Dona Lucia Guimarães, (CMEI), e contou com a participação de diversas autoridades municipais, presidentes de bairros e associações. O prefeito Edson Vilela ressaltou a importância de uma mobilidade urbana bem elaborada no município e frisou que o novo projeto de trânsito não é definitivo. “O novo projeto de trânsito vai se moldando de acordo com a realização das audiências, por isso é de suma importância à participação de toda a população nos encontros”, finalizou o prefeito.

O Plano de Mobilidade Urbana constitui importante instrumento de gestão pública urbana que deve garantir ao cidadão, o direito de ir e vir de forma segura. Instituído pela Lei 12.578/2012, os municípios com mais de 20.000 habitantes são obrigados a elaborarem o mesmo até abril de 2019.

O PMU é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e deve contemplar, entre outros aspectos: os serviços de transporte público coletivo; a circulação viária; as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana; a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; a integração dos modos de transporte público com os privados e os não motorizados; a operação do transporte de carga na infraestrutura viária; e os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana. A elaboração deve ocorrer de forma integrada com os planos diretores, e a revisão deve ocorrer a cada dez anos.

A próxima e última audiência pública acontecerá no mês de Julho de 2018, informações como local, data, e horário serão divulgados posteriormente.