Notícias

O número de pessoas imunizadas supera os de infectadas em Carmo do Cajuru.

Carmo do Cajuru já tem mais de 380 pessoas imunizadas, número bem maior do que as que foram infectadas pelo vírus.

(foto internet)

Publicado em: 11 de fevereiro de 2021

A secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde divulgou na tarde de hoje, os números diários referentes a contaminação, recuperação, imunização e óbitos no município provida pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim, os casos confirmados desde o começo da pandemia somam, 311 pessoas que contraíram o vírus, confirmados por meio de exames clínicos e laboratoriais.

 

No informativo diário também vem o número de pessoas que foram imunizadas desde o início da campanha, um total de 383 (até o fechamento desta matéria). O que se refere em uma soma maior do que os infectados.

Apesar dos números serem significativos, a Diretora em Vigilância em Saúde Juliana Paula, pede para que a população continue seguindo as normas de distanciamento e de higienização. Somente por meio destes atos poderemos evoluir em relação ao vírus.

 

O que é COVID -19

 

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de umquadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa.

(FONTE MINISTÉRIO DA SAÚDE)

 

Carmo do Cajuru segue a imunização seguindo o protocolo do Plano Nacional de Imunização.