Notícias

Prefeito de Carmo do Cajuru avança em sua proposta turística

Publicado em: 07 de outubro de 2019

Prefeito de Carmo do Cajuru avança em sua proposta turística

 

O prefeito Edson Vilela recebeu, na noite da última sexta-feira (4), ao final do Seminário Municipal de Turismo, o estudo preliminar das potencialidades turísticas de Carmo do Cajuru, elaborado pela empresa GM Consultoria e Marketing.

 

Prestigiaram o evento, além do prefeito, o vereador-presidente Edésio Avelar e o primeiro-secretário Adriano Nogueira da Fonseca, da Câmara Municipal; o sociólogo José Elísio Batista, diretor de Turismo; o ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saulo de Carvalho Nunes, além de membros do Conselho Municipal de Turismo e da sociedade cajuruense.

 

— Hoje estamos aqui, dando outro passo firme e perseverando na consecução da proposta administrativa de promover e estimular o turismo sustentável como oportunidade de trabalho e renda e de valorização das potencialidades locais nessa área — enfatizou o prefeito na abertura dos trabalhos.

 

Potencialidades turísticas

 

Foram palestrantes o tecnólogo em Hotelaria, Clovis Augusto Rodrigues, especialista em Gestão Estratégica de Turismo; o consultor Paulo Valle, especialista em Gestão de Negócios em Gastronomia e Cultura; e o jornalista Gustavo Mendicino, especialista em Comunicação Integrada e Marketing Estratégico para o Desenvolvimento Turístico.

 

Na oportunidade, o prefeito assistiu atento os palestrantes se alternarem nos comentários sobre as possibilidades de exploração turística do município. Destacaram-se as potencialidades do meio rural e as possibilidades urbanas, os pontos fortes e as ameaças ao projeto turístico. Nas apresentações, foram enfatizados o turismo como um fenômeno social, marcado por relações entre pessoas, produtos e serviços, e a importância de se incluir no estímulo turístico a base histórico-cultural, o conhecimento da diversidade ambiental e dos atrativos, a valorização das relações sociais de hospitalidade e a necessária capacitação dos empreendedores e pessoas envolvidas nas atividades turísticas.

 

Longa trajetória

 

Na abertura do Seminário, o jornalista Flávio Flora, assessor de comunicação da prefeitura, apresentou um resumo da trajetória turística de Carmo do Cajuru, destacando o período de organização e estruturação do setor, inaugurado pelo então prefeito Edson Vilela, em 2002, com a instituição do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo, “que não se concretizaram nos anos seguintes”.

 

A partir de outubro de 2017, em seu novo mandato, Vilela deu novo rumo à proposta, estabelecendo a Política de Turismo, remodelando o Conselho e o Fundo Municipal de Turismo e construindo o primeiro Plano Municipal de Turismo com a participação da sociedade.

 

Ao início de 2019, o diretor de Turismo José Elísio Batista realizou um diagnóstico situacional para reforçar as gestões do prefeito junto ao Ministério do Turismo, procurando integrar o município na Política de Regionalização do Turismo, via Circuito Turístico Campo das Vertentes, e qualificá-lo no Mapa do Turismo Brasileiro, entre outros encaminhamentos. Neste ano, será inaugurado o portal turístico, no bairro Jardim Alvorada, em projeto do arquiteto Edson Vilela com recursos direcionados pelo Ministério do Turismo.