Saúde

CARMO DO CAJURU ULTRAPASSA META NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIO E SARAMPO.

Publicado em: 03 de setembro de 2018

O último dia da Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo aconteceu neste sábado (01), em Carmo do Cajuru, estima-se que 1014 crianças foram vacinadas, atingindo 99,71% do público alvo, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95%. A partir de hoje (03), a vacina tríplice viral está disponível para os adultos não vacinados, além de todas as vacinas do calendário Nacional de Imunização.

 

Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio ministério, acendem “uma luz vermelha” no país.

 

Até o momento (28), o governo federal contabiliza 822 casos confirmados de sarampo – sendo 519 no Amazonas e 272 em Roraima. Ambos os estados têm mais 3.831 pacientes em investigação. Infecções isoladas pelo vírus da doença foram confirmados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

 

Em junho, países do Mercosul fizeram um acordo para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas na região das Américas, incluindo o sarampo, a poliomielite e a rubéola. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile se comprometeram a reforçar ações de saúde nas fronteiras e a fornecer assistência aos imigrantes numa tentativa de manter baixa a transmissão de casos. Até o último dia 28/08, dados do governo federal mostraram que 312 municípios brasileiros estavam com cobertura vacinal contra pólio abaixo de 50%.

 

Em Carmo do Cajuru a meta foi mais que atingida, foi ultrapassada, entretanto, a criança que ainda não foi vacinada, basta comparecer a unidade básica de saúde do seu bairro munido do cartão de vacina.