Saúde

PSF ABORTA USO DE DROGAS

Publicado em: 23 de outubro de 2018

A psicóloga Cassiana Martileia do PSF Nossa Senhora do Carmo, esteve presente hoje (23), na Escola Estadual Vigário José Alexandre, levando até os discentes uma palestra que teve como tema "Abordagem preventiva quanto ao uso de drogas".

O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.

A adolescência é um momento especial na vida da pessoa. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.