Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Saulo Carvalho Nunes

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
Horário de Atendimento: segunda à quinta-feira, de 07h30 às 17h e Sexta-feira, de 07h30 às 16h.
Telefone: (37) 3244-0731
Endereço: Praça 1º de Janeiro, número 90, Centro
Carmo do Cajuru/MG – CEP: 35557-000

Órgão responsável pelo SIC físico: Recepção da Prefeitura

Mini currículo do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico - Saulo Carvalho Nunes

Saulo Carvalho Nunes participou, no ano de 2001, da mobilização e reorganização do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e de Desenvolvimento de Carmo do Cajuru (CODEMA) e na criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras - 1993 (atual Universidade Federal de Lavras – UFLA), fez pós-graduação pela Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior (ABEAS) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) no curso "Uso Racional dos Recursos Naturais e seus Reflexos sobre o Meio Ambiente".

Foi Extensionista Agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER MG), atuando nos municípios de Itamarandiba "Alto Vale do Jequitinhonha" e nos municípios de Itapecerica e em Carmo do Cajuru.

Saulo participou efetivamente na organização e estruturação da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais "Unidos pela terra e liberdade" de Itamarandiba-MG, do programa Cédula da Terra de Minas Gerais "Paraterra" e na elaboração de anti-projetos do SAT (Projetos para a aquisição de imóvel rural).

O novo secretário participou também da organização e estruturação do Programa Regional de parceria público-privado no incentivo de aumento da produção e produtividade de grãos (milho) na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Este programa, desenvolvido em Carmo do Cajuru, foi denominado “Pró-Milho” e deu origem ao Programa “Minas Milho 09/2004”.

Atuou como representante da EMATER-MG no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará, com dezenas de participações como palestrante em Ações Ambientais do Comitê junto aos municípios em sua área de atuação, com o tema "Bacia Hidrográfica, Unidade de Desenvolvimento Sustentável e o Produtor de Água".

Foi ainda coordenador e professor no Curso Técnico de Meio Ambiente de Carmo do Cajuru e ministrou disciplina de Análise de Riscos Ambientais na FUNEDI- UEMG Campus Divinópolis, em Santo Antonio do Monte e nos cursos Bacharelado em Agronomia e Engenharia na UNIPAC de Bom Despacho.